O curso técnico médio profissional em Electrónica e Automação Naval (EAN) visa preparar um técnico especialista, que de forma autónoma ou integrado numa equipa, possa assumir funções específicas no âmbito da electrónica e da automação, utiliza e repara os diferentes equipamentos de diversas gerações tecnológicas e introduz nos equipamentos as modificações necessárias de molde a melhorar o seu rendimento e fiabilidade. Considera-se como campo principal de actividade profissional, os navios mercantes, de pesca e de recreio, os terminais portuários, estaleiros de construção e reparação naval, plataformas off-shore, bem como o sector industrial e de serviços em áreas afins.
No final do curso o Técnico de Electrónica e automação Naval deverá ser capaz de:
Efectuar a manutenção e reparação dos equipamentos eléctricos e electrónicos das embarcações, modo a melhorar o seu rendimento e fiabilidade (electricista de bordo).
Efectuar a manutenção e reparação dos equipamentos eléctricos e electrónicos de instalações flutuantes marítimas (plataformas marítimas, de prospecção e extracção de petróleo e gás – mobile offshore units).
Instalar, configurar e efectuar a manutenção de sistemas eléctricos, electrónicos e de automação naval e industrial;
Montar, configurar e efectuar a manutenção de outros sistemas automáticos.
Desenvolver relações técnicas com os fornecedores de equipamentos, analisar as necessidades de adaptação das tecnologias às especificidades da empresa/navio/ terminal.
Estabelecer programas e planos de manutenção de equipamento electrónico e de comando de instalações marítimas e portuárias.
Na sequência do trabalho em angola há uma escassez de técnicos Manutenção Mecânica Naval capacitados as empresas precisam muito de formados qualificados nesta área para suprir as demandas existente no mercado nacional. E o Instituto Cefopescas está aqui para dar soluçao a este problema em formar e capacitar alunos pronto ao mercado detrabalho.
Em desenvolvimento...
Em desenvolvimento...
Em desenvolvimento...